segunda-feira, 10 de maio de 2010

O profissional de comunicação e o mercado de trabalho

O cenário do mercado de trabalho é delineado por vários fatores que irão compor todo o seu comportamento dentro de um ambiente econômico, não podendo ser analisado de forma isolada fora de um contexto.

A atividade exercida, o setor da economia, a qualificação do profissional, a remuneração e outros quesitos influenciam no curso do mercado e o usufruto do mesmo.

O dinamismo é constante e ininterrupto e ocorre de forma a suprir as necessidades da economia, dentro dos diversos setores. Podendo ser mais exigente, como é na maioria das vezes, ou um pouco mais brando de acordo com a necessidade do momento.

O mercado das agências de comunicação, composto principalmente por empresas prestadoras de serviço nas áreas de relações públicas e assessoria de imprensa, configura um segmento em plena expansão. Sem dúvida, dentro do contexto da indústria da comunicação, as agências de comunicação constituem um importante mercado e movimentam anualmente alguns milhões.

O grande potencial e as perspectivas de ampliação dos investimentos em comunicação tornam esse mercado extremamente interessante, tanto para os profissionais como para os investidores dispostos a arriscar nesse meio. O risco inerente ao negócio, a profissionalização da comunicação e o mercado concorrente, exige um profissional de comunicação com perfil empreendedor. Esse profissional deve estar preparado para enfrentar aspectos relacionados à gestão, visão de negócio e mercado, além, é claro, de um perfil altamente qualificado do ponto de vista técnico.

Em relação ao profissional de Relações Públicas, a qualificação do mercado das agências de comunicação passa necessariamente pela análise atenta das tendências e perspectivas empreendedoras da área. É assumir uma postura crítica e avaliar a atuação das agências de comunicação e dos profissionais à frente das mesmas. Para isso, é necessário traçar um panorama desse mercado, que nos permita conhecer em detalhes o perfil e o comportamento das agências de comunicação para assim conquistar o seu espaço.

No mercado da comunicação ainda são poucas as organizações que praticam uma comunicação excelente, a grande maioria ainda se encontra num estágio mais incipiente em termos de estratégias e práticas de comunicação. Apesar do grande potencial do mercado como vimos até agora, nossas agências de relações públicas e comunicação ainda estão longe do ideal da comunicação excelente. O que indica que todos os profissionais de comunicação têm muito trabalho pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário