Notícias

Nesta página serão publicados os textos dos alunos participantes da oficina Ser Repórter, de Fabrício Fernandes.

TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS:  


A Semana de Comunicação da Faculdade Anhanguera, em Brasília, traz como inovação a interdisciplinaridade. Com o tema Sustentabilidade, uniu em palestras e oficinas os cursos de Direito e Comunicação Social.

De acordo com a coordenadora do curso de Comunicação Larissa Ribeiro, o fato importante é o enriquecimento do evento pela troca de experiência. “É valoroso tanto para os alunos de Comunicação e Direito conhecerem temas pertinentes as áreas favorecendo a troca de idéias”.

Antônio Alves


Em seu segundo trabalho de interação com alunos de Comunicação Social da Faculdade Anhanguera de Brasília, Guilherme Fernando, estudante do curso de Relações Públicas, conta que essa semana da comunicação acontece como esperado pela organização. “É um momento de integração dos estudantes e professores das disciplinas de RP, Publicidade e Jornalismo. Esse ano, além desses cursos, temos a participação do curso de Direito. Pode-se notar a troca de conhecimento entre os participantes, o que é fundamental”, disse Guilherme.

O primeiro trabalho do estudante foi com o evento que acontece todos os anos, chamado 24h, que é organizado pela faculdade - momento em que os alunos de comunicação fazem o trabalhos profissionais relacionados a suas áreas. Para ele, o tema da semana de comunicação, que é Sustentabilidade, é pertinente e enriquecedor. “Não é um tema que entra em desuso, que passa. Nós estamos fazendo o primeiro passo, que é a conscientização, resta agora esperar que com esse trabalho possam surgir novas idéias e os próximos foquem mais nessa questão”.

Maria Isabel Nunes

A emoção marcou presença durante a Semana de Comunicação da Faculdade Anhanguera de Brasília, no encontro entre professor e ex-aluno do Ensino Médio, de uma escola da rede pública do Distrito Federal. Luis Carlos foi um aluno que se pode classificar como problemático, mas possível de atenção e de solução. Aos 22 anos, hoje está casado com  uma funcionári da Faculdade e cursando o 1º semestre de Farmácia. O encontro foi uma surpresa e a constatação de que amor e educação são uma combinação perfeita.

Josélio Lopes da Silva


Carlos aos seus 20 anos é universitário da Faculdade Anhanguera de Brasília. Faz o PP (2º semestre) e despertou o interesse pela área quando estava no Ensino Médio em 2004. Trabalhava em uma emissora de rádio e produziu vinhets e promoções e queria passar melhores informações tanto para benefício quanto para entretenimento. Pretendia oferecer o seu produto, falar do que realmente conhece para obter fins lucrativos. "Acho a Semana de Comunicação um projeto muito bom, que traz um conhecimento dinâmico em diversas áreas, além dos temas escolhidos serem temas ligados no nosso dia-a-dia".

Verônica de Lima (PP, 2º semestre)


A Semana de Comunicação na Faculdade escolhe sustentabilidade como tema principal do evento. Neste segundo ano, os alunos têm se mostrado bastante interessados não apenas em palestras e oficinas promovidas para seus respectivos cursos. Despertando nos mesmos a preocupação de cuidar do meio ambiente.

Débora Lôpo, 21 anos, estudante do 6º período de Jornalismo, disse que "a Semana de Comunicação é muito importante para os estudantes. "Aprendemos bastante. Mas me preocupo com o meio mbiente, pois não adianta apenas falar, devemos contribuir de alguma forma separando o lixo para recliclagem e economizando água".

Juliana Carvalho Barros, 6º período de Jornalismo


"Reciclar ajuda o meio ambiente e é preciso sempre. Com uma simples ajuda, nos ajuda a ganhar a causa", foi o que declarou André Santos, 30 anos, catador de lixo. Segundo ele, 50 quilos de papel usado pode ser transformado em novo.

Para Elisangela Nogueira, 22 anos, "cuidar do meio ambiente é necessário, ainda mais nesse momento de ameaça de aquecimento global", diz.

O conceito da importância do meio ambiente vem de cada um, o que quer dizer que cada um sabe o que é melhor para o seu  meio ambiente, de forma que você é responsável por seus atos. Vale a pena ressaltar que você vive em sociedade e precisa pensar como um todo. A essa altura do campeonato onde estamos à beira do perigo com o aquecimento global, reciclar é necessário. Com a reciclagem, além de termos um ar mais limpo  e água e solo mais saudáveis e férteis, poderemos reaproveitar as matérias recicláveis.

Letícia Melo, 7º semestre

A auxiliar de cadastro Suely Baesa, de 46 anos, separada e mãe de um filho adolescente, resolveu procurar as salas de bate-papo na internet porque estava se sentindo na solidão, pois as suas maigas todas casadas não tinham mais tempo para conversarem. Para Suely, o namoro natural é normal você sair, conhecer uma pessoa e trocar telefone e já marcar encontros.

Já o virtual você não tem certeza se aquela pessoa é homem e se existe de verdade ou se está tentando te enganar, até ele te passar confiança para marcar o primeiro encontro é um processo longo, mas tem muitos casos que as pessoas se conhecem e até se casam.

"Desde quando eu comecei a me relacionar pela internet sou muito seletiva, pois não troco tlefone e endereço. Até agora, conheci quatro pessoas que passaram confiança. Aí sim maquei o encontro, mas conversando pessoalmente com alguns deles, percebi que não queriam namoro sério, apenas sexo", relatou.

Francisca de Paula, 7º semestre


VÍDEOS APRESENTADOS NA OFICINA

NOSSA VIDA NÃO CABE NUM CURTA
- Documentário
de Evilene Abreu. Ano 2010. Veja comentário da idealizadora do vídeo: "Falando sobre minha vida. Sou formada em comunicação social - habilitação em Publicidade e Propaganda, conclui a graduação em 2010.1 na Faculdade Integrada do Ceará (FIC), fui bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni). Antes de ingressar na faculdade, participei de diversos projetos sociais, um deles que marcou muito a minha vida foi o PRECE (Programa de Educação em Células Cooperativas), o qual participo até hoje. No período da graduação juntamente com outros colegas fundei a Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local), uma ong que atua no interior do Ceará, onde trabalho atualmente na comunicação. Sobre o filme, este foi um projeto do período da graduação, estava no 5º semestre da faculdade, fazendo a disciplina de TV II quando surgiu o edital Revela Ceará Jovem, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), que selecionava projetos de jovens na categoria 1º filme, que nunca tiveram nenhuma experiência como diretor. Então escrevi o projeto, e para minha alegria ele foi contemplado entre os 20 projetos do estado. Enfrentei algumas dificuldades, principalmente com as questões financeiras, pois era a primeira vez que coordenei um projeto sozinha, e tem é muito burocrático. Mas foi uma experiência maravilhosa, acredito que o curta poderia ter ficado melhor, porém ao concluir me senti muito feliz, uma sensação de dever cumprido. Primeiro pela ousadia de escrever o projeto, ser contemplada e realizá-lo. Segundo, pela satisfação de vê a minha história representada pelos personagens do filme, e terceiro por vê a emoção das pessoas da comunidade e personagens de filme ao verem sua história no documentário".

NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO
- De Daniel Ribeiro.
Sinopse: A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel. Ano 2010

OS DRAGÕES NÃO CONHECEM O PARAÍSO
-
Curta produzido pelos alunos de Comunicação Social - Jornalismo - da Universidade de Uberaba. Baseado na Obra de Caio Fernando Abreu. Ano 2008

AMANDA E MONIK
Documentário de André da Costa, que recebeu indicação para ser exibido em escolas públicas, como ferramenta de inclusão. No município de Barra de São Miguel, sertão paraíbano, dois travestis vivem vidas opostas. Enquanto uma tem a aceitação da família, amigos e até mesmo dos alunos, outra se envolve com o mundo da prostituição.O filme mostra o paralelo entre a vida dessas duas travesti, suas realidades e depoimentos de quem convive ao lado delas, seus conflitos e suas superações do preconceito.A simplicidade e o respeito é o ponto transcendental do filme.