quinta-feira, 24 de março de 2011

A Hora do Planeta em 2011 levanta bandeira da sustentabilidade


No ano passado li algumas frases no Twitter questionando a validade da ação da A Hora do Planeta. Para quem ainda não sabe, a A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.
Uma das mensagens que me lembro criticava pessoas que apagavam as luzes durante os 60 minutos, mas que logo após pegavam seu possante e aceleravam forte, ferindo a atmosfera com gás carbono. Um pouco dramático, confesso. Mas os carros estão aí e são realidade, até quando as energias renováveis e ecológicas conseguirem vencer o poderio petrolífero ou começarmos a pensar, de fato, em unir urbanização e sustentabilidade.
Bom… enquanto isso vai sendo discutido, propostas como a da WWF – que é uma organização de conservação global – vão servindo de alerta (mais um). Os 60 minutos sem luz, na verdade, servem para dar luz às reflexões sobre o que temos feito com o planeta (rios, lagos, florestas, matas, etc.), com o país, com a cidade, com o bairro.
E a WWF também pensa assim, tanto é que este ano se insere ao evento o refletir de um processo de mudança e tomada de atitudes concretas para o bem do planeta, ou seja, um convite para que tornemos o nosso cotidiano mais sustentável.
Além do pagar das luzes, a proposta para 2011 é a de “reciclar-se”. Reduzir, reutilizar e reciclar. Essas são ações concretas que todos nós podemos fazer para minimizar o nosso impacto no meio ambiente. Cada tonelada de lixo gerada pelo consumo, por exemplo, resulta em média de vinte toneladas de resíduos associadas à extração de recursos naturais e de cinco toneladas durante a industrialização. Gerar menos lixo e reciclar mais é a mudança comportamental que está ao alcance de todos para garantirmos as condições necessárias para a vida no nosso planeta.
Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.
A Hora o Planeta
Quando?
Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30.
Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa…
Curiosidade
Em 30 de agosto de 1996 foi criado oficialmente o WWF-Brasil, uma organização nacional que integra a Rede WWF.
Fonte: http://jornalistamasini.wordpress.com/2011/03/01/a-hora-do-planeta-em-2011-levanta-bandeira-da-sustentabilidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário